domingo, 11 de março de 2012

BOSS CX1000 BOSS CX1000


DEFEITO: RUÍDO QUANDO CARRO ESTÁ LIGADO. Este módulo possui as características básicas análoga aos Pyramid.Porem com uma fonte maior(04 Fets por fonte)e ao invés de utilizar o LM2904 este utiliza um KIA4558, a saída utilizando 04 transístores por canal ao invés de 02. É um defeito muito simples de se resolver, pois o mesmo está nos conectores RCA, provavelmente está com o terminal terra quebrado, sendo asssim basta medir o terra dos conectores com a carcaça do módulo. Evite emendar o conector para evitar mau contato e justamente uma peça muito barata, substitua.
As fontes de alimentação
Observe a foto acima, os conectores RCA ficam nesta placa menor. Observe a foto acima, os conectores RCA ficam nesta placa menor.

Fonte http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUh8AB/dicas-sobre-som-a

DICAS DE MANUTENÇÃO MÓDULO POWER ACOUSTIK G640- 4 1000Wmax

DICAS DE MANUTENÇÃO MÓDULO POWER ACOUSTIK G640- 4 1000Wmax
FONTE QUEIMADA: Utiliza 02 MOSFET FQP50N06, 02 resistores de polaridade dos Fet’s de 68R,e o PWM utilizado é o TL494,conforme a foto abaixo:
Pode-se substituir os MOSFETs FQP50N06 pelos IRFZ44,que possuem uma corrente de dreno de 50A e tensão VDSS de 60V, esta maior que do original. Veja as características do IRFZ44:
Já os resistores possuem tolerância de 5% e podem variar entre 47 R a 100R.
Após substituição dos componentes danificados, ocorrer um apito nos transformadores de fequência (transformador Toroidal) ,substitua o TL494(pode ser KA,ST,TL...494).
Foto acima destacando os transformadores de freqüência(toroidais) CONFIGURAÇÃO TÍPICA DO TL494
PYRAMID GOLD 800
ACENDENDO PROTEÇÃO APÓS ALGUNS SEGUNDOS LIGADA: O defeito com certeza está na etapa de áudio, ou seja na saída dos amplificadores Push Pull ,que são 04.Verifique se há algum transistor das saídas em curto ou aberto,senão siga as etapas abaixo: Observe que a fonte de alimentação é dupla, sendo cada uma delas alimentar 02 amplificadores.
Primeiro isole uma das fontes, retirando os 02 diodos schottky de um dos lados e ligue o módulo.Se acender a proteção, recoloque-os no lugar e retire os do outro lado.Caso não acenda a proteção, já sabemos qual lado dos amplificadores está o problema. Verifique os resistores de fio das saídas que foram isoladas da proteção. No meu caso um desses resistores de fio estava aberto.São resistores de 0R15 de 5W,mas se houver algum mal contato,transistores e resistores alterados,em curto ou aberto nas etapas do amplificador, o TL494 identificará como dano acionando assim a proteção, tendo visto que este CI é um PWM e chaveado (além da freqüência) também de acordo com o consumo de corrente , usando um comparador feito por um AO LM2904 ou LM358.
Veja acima os resistores de fio Características e pinagem do:
BANDA VXICE 1800WRMS MONO DIGITAL
BANDA VXICE 1800WRMS MONO DIGITAL
Módulo de potência Digital,com microcontrolador para controle total do equipamento e saída digital do tipo amplificador classe D. NÃO FUNCIONA E PROTEÇÃO ACIONADA Defeito constatado foi um dos MOSFETs de saída em curto.Mas vamos a um breve resumo de como funciona este equipamento: Possui uma entrada de áudio analógica, passando por um modulador e integrador e enviado a um conversor analógico/Digital e entregue a um comparador que aciona um drive que chavea os MOSFETs e sua saída pulsante aciona transformadores toroidais que converte o sinal chaveado pulsante em sinal analógico que por sua vez aciona os altofalantes. Sabendo disso, além de testar os MOSFETs é necessário também testar os drives do respectivo Fet danificado. Abaixo a foto da etapa de saída deste módulo:
Características do MOSFET IRFP90N20D Características do Diver IR2010S
PLACA COMPLETA Esquema de um canal de áudio
Entrada de áudio, modulador e conversor AD Entrada de áudio,modulador e conversor AD de 01 canal

Fonte http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUh8AB/dicas-sobre-som-a

Ligação de altofalante: STETSON TH2500